terça-feira, 10 de julho de 2007

Falando Alto!!!

"Nossa... Que sonzeira!!!"

"Meu... Da onde esse cara tira essa emoção?"

É... Pois é... Som impressiona, ativa a circulação. Mexe com a cabeça. É melhor que muita droga por aí. Quer viciar em coisa boa? Vai tocar. Vai ouvir!

Muita gente - a maioria do meio musical - fica se perguntando como bandas como Led Zeppelin, Beatles, U2, Audioslave, Metallica, etc... Tiram aquele som todo?...

Uns, dizem que era a produção, enfim, os equipamentos, os técnicos e engenheiros, os arranjadores que eram a alma do negócio.

Outros simulam até mesmo uma confluência de fatores e atenções pública em função de markentig e managers.

Eu fico com algo mais simples e provalvelmente o grande produtor da massa sonora que ouvimos nos falantes...

A EMOÇÃO!

Sim, a raiva, a angústia, o nervo. O que chamo de pagamento de dívida de sangue, de soco no estômago. E provavelmente se Robert Plant soubesse português e lesse isso, concordaria comigo - tou pretensioso, hã? Mas quem assistiu o No Quarter no Marrocos entende o que estou falando...

Mas é sim.

Pra entender melhor, vou dar uma palhinha sobre uma conversa de buteco. Um determinado senhor que admiro muito e não tem porquê mencioná-lo, professor de história, mencionou algo como: "... o que faz mover o mundo são três necessidades do ser humano: o poder, o mito e a crença...". De forma alguma está errado. Tá muito próximo da realidade!

Mas a realidade é relativa, professor. A minha e a de muitos é uma necessidade bem mais básica que esta. A transmissão de emoção. O contato. O ritmo. A dinâmica.

"Como assim?"

Explico. Falar é musical. Abrir o escapamento do carro... É musical.

Gesticular? É teatral! É plastico!

Em qualquer atividade humana existem a rítmica e a dinâmica. E sempre, permeando essas expressões: a emoção.

Então? A música vive de emoção. O músico só toca o companheiro de banda com emoção. Tá certo que ele precisa de técnica para se relacionar. Mas isso não é o âmago, mas a ferramenta, o meio.

Alguém que vive só por meio do ego, alguém que é permanente, que não se mostra, que vive como um robô, dificilmente vai tocar outro ser humano. Vai por mim, minhas palavras têm fundamentação pessoal.

Da mesma forma, a banda toca os produtores, os engenheiros, e os ouvintes, por elaboração da emoção.

Então? Quer ouvir melhor sua banda favorita? Quer tocar melhor? Vai cuidar das suas emoções! Depois se preocupe em aprender a tocar um instrumento ou ouvir o que quer dizer os senhores da música. Garanto...

Quanto mais sensível, mais a tona as emoções... Melhor!!!!

Nenhum comentário: